Nesse reino, não chamamos mais de filos, e sim de divisão
As briófitas também podem ser chamadas de musgos. Muitas pessoas ja viram essa planta antes. Ela só pode ser encontrada em ambientes bastante úmidos, e na maioria das vezes em matas fechadas, onde os raios solares não chegam fortes até a planta, depois veremos porque. Formam um "tapete verde" no chão.
Características Gerais:
1) Não possuem tecidos. Seu corpo é um talo.
2) Tamanho mlimétrico. Geralmente não passam de 2 cm.
3) Avasculares. Essa característica explica a anterior, pois como não apresentam um sistema circulatório, a distribuição de energia é feita célula à célula, e esse processo é muito lento, por isso são pequenas. Se fossem maiores, a distribuição para todo o corpo seria ainda mais demorada, e algumas partes do talo ficariam sem proteínas e a planta morreria.
4) Reprodução
gametófito feminino tem o arquegônio (órgão reprodutor fem.), que produz a oosfera (gameta fem.).
gametófito masc. tem o anterídeo (órgão reprodutor masc.), que produz o anterozóide (gameta masc.)
o anterozóide é flagelado, por isso ele PRECISA da água para reproduzir, assim ele nada até o arquegônio e fecunda a oosfera gerando assim um esporófito jovem.
o esporófito jovem cresce, produz a capsula e a capsula produz os esporos. os esporos são levados pelo vento, e quando caem em terra firma, geram um PROTONEMA. o protonema sofre metamorfose e gera um gametófito~
fonte da imagem: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/briofitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário